quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Diet x Light

A diferença entre diet e light está na quantidade de nutrientes que foram reduzidos na receita do produto: os DIET são produtos que têm zero de algum nutriente, como zero gordura, zero açúcar ou zero sal. Por outro lado, os alimentos LIGHT apresentam apenas uma redução, de pelo menos 25%, na quantidade de algum nutriente ou nas calorias em geral, quando comparado à versão normal do produto.

O alimento ser diet ou light não significa que seja saudável ou com baixas calorias, pois dependerá do nutriente que foi reduzido.

Quando comprar um produto Diet

Os produtos diet devem ser comprados apenas em casos específicos de alguma doença, em geral, os produtos Diet normalmente são voltados para pessoas com diabetes, pois normalmente possuem zero adição de açúcar na sua formulação.

No entanto, eles também podem, por exemplo, conter zero gordura, sendo voltados principalmente para pessoas com doenças cardíacas, ou zero sódio, quando são específicos para casos de hipertensão.

Além disso, também é importante lembrar que muitos produtos descritos como diet, apesar de não terem açúcar (que normalmente é substituído por algum adoçante)não significa que possuem menos calorias, e alguns alimentos diet podem conter a mesma quantidade de calorias que um produto que não é diet.

Como comprar um produto light

Os produtos light devem ser comprados quando se deseja ter alguma redução em um nutriente específico ou nas calorias gerais do produto. Por lei, os produtos light obrigatoriamente devem conter 25% a menos de calorias ou de algum nutriente, como sal, açúcar, gordura ou proteínas, o que nem sempre representa uma redução significativa.

Assim, antes de comprar um produto light, é importante observar qual nutriente foi reduzido e se essa redução é interessante para a dieta que se está seguindo.

Por isso é preciso entender que comer esses alimentos nem sempre irão ajudar no processo de emagrecimento.

OBS: Uma ótima dica para não cair no erro é comprar os rótulos dos alimentos.


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