-Mirtilios: ajudam a proteger o cérebro de estresse oxidativo e podem reduzir os sintomas advindos da chegada da idade, como a doença de Alzheimer ou demência.
-Salmão:Peixes de águas profundas, como o salmão, são ricos em ômega-3, os ácidos graxos essenciais, que são essenciais para o funcionamento do cérebro. O ômega-3 também contém substâncias anti-inflamatórias. Outros peixes que fornecem os benefícios do ômega-3 são sardinha e arenque.
-Nozes e oleaginosas:Nozes e oleaginosas são boas fontes de vitamina E. A vitamina E está relacionada a melhora do cognitivo e das funções cerebrais.
Pode ser consumido assado ou cru, mas se você estiver em uma dieta com restrição de sódio, compre frutos secos sem sal.
-Abacates: Apesar do abacate ser uma fruta calórica, a presença de gordura monoinsaturada contribui para o fluxo de sangue saudável. Como a hipertensão arterial é um fator de risco para o declínio da capacidade cognitiva, uma pressão arterial mais baixa promove a saúde do cérebro.
-Grãos integrais: Grãos integrais como aveia, pães integrais e arroz integral podem reduzir o risco de doença cardíaca.Os grãos possuem fibras, vitamina E e ômega-3.
-Chocolate amargo: O chocolate amargo tem poderosas propriedades antioxidantes, contém vários estimulantes naturais, incluindo cafeína, que aumentam o foco e a concentração e estimula a produção de endorfinas, o que ajuda a melhorar o humor.
-Beterraba: os nitratos naturais na beterraba podem aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro, melhorando assim o desempenho mental.
-Sálvia: A sálvia contém compostos que impedem a degradação da acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na aprendizagem e memória.
-Sardinha: A sardinha é rica em ácidos graxos ômega-3 que reforçam a comunicação entre as células do cérebro e ajudam a regular os neurotransmissores responsáveis pela concentração mental.
-Ovos: Os ovos, mais especificamente as gemas, são uma das principais fontes de colina e por isso são alimentos bons para o cérebro. A colina é um precursor para a acetilcolina, um neurotransmissor que está relacionado à memória
-Sementes de linhaça: A linhaça é a melhor fonte de ácido alfa-linolênico (ALA). Trata-se da gordura saudável que melhora o funcionamento do córtex cerebral, a área do cérebro que processa informações sensoriais ligadas ao tato e ao paladar
-Brócolis: O brócolis possui uma grande fonte de vitamina K, que é conhecida por melhorar a função cognitiva e a capacidade cerebral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário