segunda-feira, 23 de abril de 2018

Alimentos ricos em cálcio e o que impede sua absorção.

Os alimentos ricos em cálcio ajudam a melhorar não só a estrutura dos ossos e dentes, mas também a força e contração muscular e até a coagulação sanguínea.
Por ser muito utilizado pelo organismo, é essencial que o cálcio seja ingerido em quantidades adequadas, especialmente durante a infância, pois é nesta fase da vida que se formam os ossos e os dentes, que no futuro poderão funcionar como uma reserva de cálcio em casos de deficiência.


Funções do cálcio:

Fortalecer e dar estrutura a osso e dentes;
Participar da coagulação sanguínea;
Transmitir impulsos nervosos;
Permitir a contração muscular;
Manter o equilíbrio do pH sanguíneo;
Por ser muito utilizado no organismo, a baixa ingestão de cálcio pode causar deficiência desse mineral, que passa a ser retirado dos ossos para desempenhar suas outras funções no corpo. Quando este quadro se prolonga por muito tempo, podem surgir problemas como osteopenia e osteoporose, que são o enfraquecimento dos ossos.

Alimentos que impedem ou competem pela absorção do cálcio

Ao contrário da vitamina D, que colabora para a absorção do cálcio, algumas substâncias podem atrapalhar o processo. Entre elas estão o excesso de sal, fitatos e oxalatos, encontrados na aveia, no trigo e no espinafre, por exemplo, além de café, chocolate e refrigerante.Outra substância que dificulta a utilização de cálcio pelo organismo é o ferro. Eles disputam o mesmo local de absorção e o excesso de um pode causar a falta de outro.
Recomendação

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a ingestão diária alcance os 1000 mg por dia para o adulto saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário